Como parar com pensamento obsessivo

É uma noite de terça-feira quando percebo que meu terapeuta, que sempre responde, não respondeu naquela noite. Um pensamento fugaz passa pela minha cabeça: “E se ela morresse?”. Com minha longa história de transtorno obsessivo-compulsivo, não sou estranha a pensamentos tão macabros, então descarto. É apenas um pensamento sem provas.

Logo o pensamento volta à minha mente. Eu abro o meu celular. Nenhuma mensagem, mas provavelmente não é nada. Eu respondi muito tarde, ela está ocupada, tirando uma noite bem merecida. Todas as explicações razoáveis.

Nem dois segundos depois, o pensamento está de volta. Mesmo com todos os meus anos de terapia, esse pensamento me prende. Eu entro em pânico, o que acaba sendo infundado quando meu terapeuta me responde, como de costume, na manhã seguinte.

Esta anedota parece familiar? É apenas um exemplo de pensamento obsessivo e estou confiante de que todos nós tivemos uma versão dessa experiência em algum momento. Esses tipos de pensamentos são inúteis na melhor das hipóteses e debilitantes na pior das hipóteses.

Para parar o pensamento obsessivo, sem as compulsões frequentemente associadas, veja o que você pode fazer.

Entenda o que é o pensamento obsessivo

O pensamento obsessivo é uma série de pensamentos que geralmente se repetem, frequentemente combinados com julgamentos negativos. Muitas vezes, há uma incapacidade de controlar esses pensamentos persistentes e angustiantes. A gravidade pode variar de leve e irritante até à abrangente e debilitante. Esses pensamentos podem ser auto-julgamentos desagradáveis. “Eu não sou bom o suficiente”, se preocupar com pequenos detalhes como esquecer de desligar o forno ou trancar a porta.

Pensamentos obsessivos podem afetar seu humor e funcionamento do dia-dia. Quando entram em nossa mente, geralmente nosso primeiro instinto é algum nível de desconforto. Logo em seguida aparecem as tentativas de banir as visões indesejadas. Esta é a natureza humana: quando algo é ruim, evitamos. O fogão está quente, então não tocamos nele. Simples. Mas o pensamento obsessivo é uma fera diferente.Quando tentamos evitar um pensamento em um estado obsessivo, o cérebro continua nos lembrando sobre o pensamento indesejado.

O segredo é que, como todos os pensamentos, o que estamos ruminando não tem significado por si só. Como Deepak Chopra diz: “Os pensamentos são apenas imagens mentais fugazes. Eles não têm consequências até que você escolha torná-los importantes ”.

Reconheça o padrão e nomeie-os

Para parar o pensamento obsessivo, é importante identificar-los em primeiro lugar. Parece simples, mas é um pouco mais complicado do que parece.

“Temos que reconhecer nossos padrões antes de podermos mudá-los”, diz Virgo. “Muitas vezes, quando estamos presos em um ciclo cognitivo, nos envolvemos em um hábito bem estabelecido. É semelhante a roer unhas ou verificar mídias sociais em intervalos de alguns minutos – isso acontece inconscientemente. A próxima vez que você se pegar ruminando, pense: “Pare!”

A partir daqui, nomeie os pensamentos obsessivos. Tente escrevê-las. Assim, pode examinar esses pensamentos e entender como eles são acionados e como você está respondendo a eles.

Quando estiver fora de si, tente identificar a causa subjacente dos pensamentos para obter alguma perspectiva. Se a preocupação for não receber uma resposta de texto de um amigo ou um possível erro cometido em um teste, pesquise o problema raiz. Não receber uma mensagem pode ser: “Estou chateado com a maneira como minha amiga me tratou da última vez que nos encontramos”. A ansiedade em relação a um teste pode ser “tenho medo de fracassar nesta aula”.

Aceite que os pensamentos estão fora de seu controle

O próximo passo para parar o pensamento obsessivo é a aceitação. Lembre-se de que pensamentos são apenas pensamentos – uma série de neurônios disparando no cérebro, nada mais. À medida que aprendemos a aceitar pensamentos obsessivos, teremos uma chance muito maior de interrompê-los completamente.

“O esforço para evitar ou escapar desses pensamentos serve para amplificá-los e fortalecê-los, tornando-os cada vez pior”, aconselham Hyman e Cherry. “Aceitar, em vez de controlar e evitar, é a chave. Por “aceitação”, não queremos desistir ou renunciar “.

Aceitar pensamentos obsessivos, plantar-se firmemente no presente e ser realista sobre o que você faz e não tem controle é o que podemos fazer.

“Quando você estiver obcecado com o passado ou se preocupando com o futuro, faça a seguinte pergunta: ‘Posso fazer algo sobre isso agora?’”. Se a resposta for sim, identifique o que você pode fazer e fazer. Se a resposta for não, faça o possível para aceitar o que é.

Explore os benefícios de meditação e mindfulness

O pensamento obsessivo gera desconforto devido às emoções desagradáveis ​​que acompanham os pensamentos intrusivos. Enquanto você trabalha para desafiar as ruminações, use exercícios de meditação e mindfulness. Estas práticas podem ajudar a acabar com as respostas emocionais negativas resultantes.

O psicólogo Seth Meyers define mindfulness como “limpar a cabeça e focar em como a sua mente e corpo se sentem no momento”. Para conseguir isso, há uma série de práticas para nos reorientar para o momento presente. Isto acalma a ansiedade.

Quando o pensamento obsessivo entra em cena, experimente exercícios de respiração profunda respirando devagar. Conte até quatro, e prenda a respiração. Conte até quatro e depois expire para outra contagem de quatro. Ancore-se no presente, concentre-se na sensação de seus pés plantados no chão. Aprecie seu entorno com todos os seus sentidos. Identifique, por sua vez, cinco coisas que você vê, ouve, cheira, provoca e sente para entrar no “agora mesmo”.

Uma busca rápida na internet pode identificar outras atividades de meditação e meditação para tentar. Também considere participar de aulas de meditação para aprender técnicas diferentes.

Procure um profissional se necessário

O pensamento obsessivo é uma parte normal da natureza humana. No entanto, pode ser a marca de uma variedade de doenças mentais e uma série de outros transtornos de ansiedade.

Se você está lutando com pensamentos obsessivos perturbadores e persistentes, procure um profissional de saúde mental.

“Se os pensamentos ruminantes estão interferindo em viver a vida que você quer viver, considere pedir ajuda”, diz Virgo. “A terapia é uma ótima maneira de aprender a usar essas técnicas com a ajuda e orientação de um profissional.”

Nossas mentes são um lugar poderoso. Uma vez que aprendemos a parar de pensar obsessivamente, liberamos espaço para criar algo surpreendente.

“O maior poder que temos é o poder de criar realidade”, diz Deepak Chopra. “A essência da sabedoria é ver que há sempre uma solução. Quando você percebe que a mente, que parece criar tanto sofrimento, tem um potencial infinito para criar satisfação.”

 

Fonte: https://www.talkspace.com/blog/how-to-stop-obsessive-thinking/#more-9992
Escrito por: Renee Fabian 

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